Rio de Janeiro (RJ) – O Hospital Mário Kroeff (HMK), unidade gerida pela Fundação Severino Sombra (FUSVE), promoveu, no dia 21 de maio, uma programação especial em homenagem ao mês da Enfermagem. Realizado no pátio da instituição e aberto a todo o corpo de colaboradores, o evento teve como tema “Cuidar de quem cuida” e reuniu profissionais de saúde, gestores e funcionários em um momento de reconhecimento à atuação da categoria e de reflexão sobre os desafios enfrentados diariamente na assistência à saúde.
A programação comemorativa terá continuidade no dia 22 de maio, com a realização de um bingo voltado aos colaboradores, como forma de integração e valorização dos profissionais da instituição.
Durante o evento, o diretor-geral do Hospital, Maurício Fonseca, destacou o comprometimento da equipe de Enfermagem e de todo o corpo funcional como pilares essenciais para a sustentação da assistência em saúde e para a qualidade do atendimento oncológico oferecido pela instituição.
“A Enfermagem representa a maior força de trabalho das unidades de saúde. No Hospital Mário Kroeff, são cerca de 170 profissionais atuando diretamente na assistência, exercendo um papel essencial na qualidade e na continuidade do cuidado aos pacientes”, destacou. “Mas são todos juntos que sustentam o hospital 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essa dedicação diária fortalece o protagonismo do Hospital Mário Kroeff como referência em oncologia”, completou.
O evento também contou com saudações institucionais de representantes da gestão hospitalar e das lideranças assistenciais, entre eles Humberto Tindó, diretor técnico, e Silvio Fernandes, diretor clínico do Hospital Mário Kroeff.
A programação abordou temas diretamente ligados à rotina dos profissionais da saúde, como gestão do cuidado, sobrecarga emocional e os impactos da exaustão física e mental no cotidiano do Hospital.
Para Michelle Souza, coordenadora de enfermagem do Hospital Mário Kroeff, fortalecer todas as categorias só é possível quando há valorização efetiva de sua centralidade no cuidado em saúde.
“O fortalecimento da Enfermagem passa, necessariamente, pelo reconhecimento do seu protagonismo dentro das instituições de saúde. No Hospital Mário Kroeff, temos trabalhado para ampliar a visibilidade de todos os colaboradores, não só da Enfermagem. Cuidar de quem cuida começa pelo bom dia. Essa é uma forma de fortalecer a qualidade do nosso atendimento e o cuidado oferecido aos pacientes”, afirmou.
Entre os destaques da programação estiveram uma corrida simbólica com premiação em pódio, momentos de confraternização e um coffee break oferecido aos profissionais, colaboradores e acompanhantes que ali estavam.
Mais do que uma celebração, a iniciativa reforçou o compromisso institucional do Hospital Mário Kroeff com a valorização da Enfermagem, reconhecendo o papel central da categoria na construção de uma assistência mais humanizada, eficiente e comprometida com a saúde pública.
Uma ação nacional
A Semana da Enfermagem acontece anualmente em todo o país entre os dias 12 e 20 de maio, em homenagem a duas figuras históricas da profissão: Florence Nightingale, considerada fundadora da Enfermagem moderna, nascida em 12 de maio de 1820; e Anna Nery, pioneira da Enfermagem brasileira, falecida em 20 de maio de 1880. As datas marcam, respectivamente, o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.
Neste ano, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) propõe o tema “Técnica, ética e política: pilares inegociáveis do cuidado da enfermagem”, incentivando reflexões sobre a importância da assistência baseada em evidências científicas, responsabilidade profissional e compromisso social. Já a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) destaca o tema “A ciência, os saberes e a prática social na consolidação do cuidado de enfermagem na atualidade”.
Sobre o HMK
O Hospital Mário Kroeff é atualmente o maior prestador privado de serviços oncológicos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio de Janeiro, realizando 100% de seus atendimentos por meio da rede pública. Desde outubro de 2024, a instituição está sob a gestão da Fundação Severino Sombra (Fusve), entidade filantrópica fluminense com quase 60 anos de atuação nas áreas de saúde e educação.
A unidade oferece atendimento integral e especializado em Oncologia, Mastologia, Ginecologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Urologia, Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, com suporte multidisciplinar nas áreas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Serviço Social.
Entre os serviços disponibilizados estão tratamentos de Quimioterapia, Radioterapia e Braquiterapia, além de uma ampla estrutura de exames diagnósticos, incluindo Mamografia, Biópsia, Ultrassonografia e Colonoscopia.