avatar-maria-helena.png

21 regrinhas de Bem Viver para mulheres saudáveis

1 – Acordar todos os dias sabendo que hoje é um novo dia e uma nova oportunidade para recomeçar. E que amanhã se tudo der certo, será outro. Portanto, mãos à obra.

2 – Começar o dia com bons pensamentos, limpando as ideias de conflitos mesmo que estes estejam prementes. Pensar que o mais importante é a Serenidade interior, não importa em que situação.

3 – Respirar profundamente e lentamente enquanto espreguiça com calma.

4 – Água em jejum é a melhor coisa que podemos fazer pelo nosso corpo, mas água na temperatura ambiente ou morna. Pode pingar gotinhas de limão, de água de rosas (dizem que acalma) água de flor de laranjeira, enfim: água antes de mais nada.

5 – Café da manhã: Ah! O café da manhã! Cada um tem suas manias: aqui no Rio pãozinho com Minas e café com leite, na França croissant e café, na Suíça Pão e confiture, na Itália capuccino com brioche, no Líbano o pão com Zattar, e tem também os horários: cada um tem as suas teorias de café da manhã. O mais importante é seguir as regras básicas da boa higiene alimentar e manter suas tradições individuais. Chá,café, infusões, sucos, pães, geleias, cereais, acho que respeitando os limites do recomendado nutricionalmente em cada caso, o mais importante é ter prazer em se alimentar BEM pela manhã.

6 – Exercícios físicos diários são fundamentais para a manutenção de quase tudo: desde os músculos até o sono e os hormônios. Além de que previnem contra o Câncer. Portanto Exercício é Hábito Diário. Basta escolher os que lhe agradem.

7 – Exercício mental também é importante. Principalmente nos tempos da internet onde as informações são muito rápidas, fragmentadas e superficiais. Difícil exercitar a mente em um mundo onde tudo é fornecido em um clique. Cuidado! Armadilha! Tem gente lendo, jogando xadrez, aprendendo a sétima língua aos 80 anos, desenvolvendo cálculos avançados…mantenha a cabeça jovem e aprendendo. Estude, treine as suas habilidades motoras, dance, empreenda! Desafie! Surpreenda!

8 – O bom corpo é aquele em que somos felizes dentro dele. O problema é que o nosso médico também tem que estar feliz com ele assim como o nosso espelho, as nossas amigas e os nossos namorados. Sem falar na mãe e nas tias que tem sempre alguns quilos a nos colocar ou tirar. Então repito: O bom corpo é aquele em que NÓS somos felizes dentro dele. Que tal começarmos a amar nosso corpo de verdade? Se olhe, se toque , se conheça, se cuide, se embeleze, melhore no seu corpo aquilo que pode ser melhorado através de exercícios, dietas saudáveis, correções cirúrgicas e dermatológicas possíveis, e depois relaxe com o que não é possível. O mais bonito em você é aquilo que as pessoas veem em você. Mostre seu lado mais bonito.

9 – Cuide você mesma do seu futuro. Cuide da sua carreira, das suas finanças, da sua saúde. Não deixe a sua vida na mão de maridos, pais, irmãos mais velhos, isto é cômodo mas não é bom. A saúde mental passa pela independência sobretudo emocional. Cuide de você!

10 – Exames preventivos para a detecção de doenças crônicas são fundamentais para uma boa qualidade de vida: O exame anual ginecológico é já um hábito arraigado nas mulheres, mas a mamografia anual a partir dos quarenta anos ainda deve ser lembrada. Assim como outros exames importantes para a prevenção e a detecção precoce de câncer e doenças crônicas.

11 – Alimente-se principalmente de produtos naturais ou pouco industrializados, priorizando frutas, verduras cruas, leguminosas, arroz integral, carnes brancas e vermelhas magras, mas um queijinho maravilhoso, um bom vinho e um “foie grãs” de vez em quando acho que não mata não. Evite o sal, contido em quase tudo, por isso devemos limitá-lo. Evite gorduras principalmente animais. Evite o açúcar refinado, assim como os adoçantes artificiais perigosíssimos!

12 – Evite o fumo. Acho que é óbvio, não?

13 – Mas evite também o álcool. Os estudos dizem que o álcool contido no vinho, e algumas outras bebidas em baixa dose é até bom. Tenho minhas dúvidas. Acho particularmente que em algumas pessoas pode ser extremamente prejudicial até em baixas doses e em outras não se verifica dano direto. Então como o consumo é lícito e estimulado pela sociedade, além do que uma boa mesa sem um bom vinho é complicado…

14 – Mas evitem também os tóxicos. TODOS! Drogas tóxicas, alimentos tóxicos como enlatados, defumados, conservados, remédios tóxicos como antidepressivos que se tomam hoje quase que indiscriminadamente para quase tudo, as drogas para emagrecer… ah as drogas para emagrecer! Fortuna de tantos charlatões, ilusão de tantas mulheres que deveriam estar realmente se tratando se estivessem bem orientadas. Mas de todos os tóxicos os mais difíceis de serem identificados são: Pensamentos tóxicos, Amigos tóxicos, Relações tóxicas. Abandone! Largue! Vá para os Amados anônimos, amigos anônimos, qualquer anônimo serve: contanto que você definitivamente compreenda que existem pensamentos, amigos, amores que Não valem a pena. Não perca mais tempo!

15 – Suplementos alimentares são hoje objeto de tantas consultas, mas acho que existe um enorme exagero. Todos os dias recebo mais de uma destas mulheres enganadas pela promessa “anti aging”. Existem excelentes profissionais mas nesta área existe muito exagero. As vitaminas estão contidas na alimentação saudável. No caso de carências especiais, tenha um bom médico e este saberá reconhecer e prescrever na dose adequada. Cuidado com prateleiras de suplementos. Podem estar usando substâncias nocivas escondidas atrás de vitaminas e minerais.

16 – Cuidado com a exposição ao Sol. Filtro solar, chapéu, e horários mais seguros de praia são detalhes que se bem observados garantem um belo bronzeado, sem exagero. Mas a consulta regular ao dermatologista principalmente nas de pele e olhos claros é de fundamental importância pois um sinal retirado a tempo evita um mal importante.

17 – A pílula anticoncepcional e os hormônios de reposição devem ser prescritos e acompanhado o uso pelo seu médico. Não use a pílula ou o hormônio da maiga que faz bem a ela. E principalmente: se fumar, não use pílula ou hormônios. São extremamente perigosos juntos. Podem causar tromboembolismo.

18 – O aborto provocado é uma das maiores causa de morte em mulheres jovens no Brasil. Mantenha vigilância em seu corpo e no de suas filhas, sobrinhas, amigas, etc. Vamos evitar mais mortes, mais adolescências cortadas por gestações indesejadas através da conscientização sobre os meios de contracepção.

19 – As doenças sexualmente transmissíveis estão liderando as consultas ginecológicas. Há trinta anos falamos de preservativos. Vamos absolutamente usá-los! A vacina anti HPV e Herpes está disponível há anos! Conversem com seu médico!

20 – Desenvolva a sua espiritualidade individual. Não falo de religião mas de algo maior. Algo em que você realmente acredite nem que seja só você mesma. Principalmente algo que faça com que você acredita em você mesma e que faça você melhorar efetivamente como pessoa. Mude, melhore, evolua, corrija erros do passado, refaça planos, enfim: aproveite esta encarnação!

21 – Ame, ame sempre, ame muito, ame sem medo, sem culpa, sem pressa, sem possessão, sem egoísmo, sem limites.O amor vale a pena! Mas o amor que realmente vale a pena é aquele que temos por nós mesmas. E para isso temos que ser e nos transformar a cada dia em alguém por quem possamos nos apaixonar.

“O ato de doar revela solidariedade e preocupação com os menos favorecidos. Faz bem a quem recebe e a quem doa!”